Dentro de uma obra, as ações socioculturais buscam, desde o início, criar um modelo de comunicação junto à comunidade que favoreça mecanismos de relacionamento entre as pessoas, o cliente e a empresa, desenvolvendo o capital humano e social dos agentes envolvidos, entendendo-se capital humano como a capacidade das pessoas de fazer coisas novas, através do exercício da criatividade, na busca da realização de um sonho ou na materialização de um desejo, que está sendo alcançado através dessa obra, como uma nova ponte, uma nova escola, um hospital ou uma fábrica que irá gerar centenas de novos empregos.

Essa ações devem atingir tanto o público externo como o interno, a depender da sua natureza e duração. Um evento para o dia das crianças, por exemplo, pode contar com a participação tanto das crianças da comunidade como dos filhos dos integrantes. Outras, pela realização durante o expediente ou finais de semana, são majoritariamente dedicadas para a comunidade (público externo). Posso citar alguns exemplos de grande aprovação:

  • Sorriso Saudável – Momento no qual uma unidade móvel de atendimento odontológico fica disponível para palestras, oficinas, peças teatrais e outras ações lúdicas que orientam as crianças sobre a importância do cuidado com os dentes. 
  • Criatividade e Arte – Concurso de desenho com crianças em escolas do entorno da obra, onde os melhores desenhos ficarão expostos em banners na obra. O tema deve ser algo relacionado aos benefícios que as obras trarão para a comunidade.
  • Aulão de ginástica – Caso a obra seja em área urbana e tenha espaço seguro, é possível realizar aulas e atividades físicas variadas, gratuitas, em parceria com academias. Yoga, capoeira, Tai Chi, spinning e jump são ações que têm uma participação incrível.
  • Exposições culturais – parcerias com artistas plásticos para exposições e oficinas também garantem um bom engajamento e sensação de pertencimento da obra
  • Biblioteca – Pode ser criada uma itinerante, após a conclusão da obra os livros doados para alguma escola da comunidade

Essas ações tem por objetivo principal mostrar que a empresa responsável pela obra é “accountable”, ou seja, gera valor para as comunidades com as quais interage, através de ações e decisões responsáveis, com ações sustentáveis e fomentação de cultura e lazer.