Quanto mais complexa é uma obra, quanto mais intervenções forem necessárias realizar no seu entorno, maior também deverá ser o esforço de comunicação e relacionamento com todas os agentes envolvidos no projeto. Para isso, um plano de comunicação social é imprescindível.

O desenvolvimento de um planejamento de comunicação em uma obra tem como principal objetivo construir uma parceria efetiva com todos os agentes sociais envolvidos, evitando assim conflitos e maiores problemas no decorrer das intervenções, favorecendo uma maior capacidade de diálogo.

É fundamental a construção de uma relação, onde o processo comunicativo envolva diretamente toda a comunidade participante, onde as pessoas não sejam apenas receptoras das mensagens, mas protagonistas dos conteúdos e, de certa forma, das mídias envolvidas.

Cada obra tem suas peculiaridades, pontos de atenção e ações estratégicas, porém podemos destacar algumas etapas fundamentais no desenvolvimento de um plano de comunicação para construção civil:

  1. Definição de objetivos primários e secundários
  2. Definição de pontos críticos (ex. resistência ao projeto por parte da comunidade, etc)2 – Identificação dos players
  3. Identificação das lideranças comunitárias
  4. Definição do posicionamento, abordagem e formato de comunicação
  5. Definição das mídias
  6. Definição do budget
  7. Definição do cronograma de ações
  8. Definição de KPIs
  9. Avaliação de resultados
  10. Construção e entrega de relatórios

Clique aqui e veja um exemplo de um relatório de conclusão de obra

Dentro desses pontos, principalmente no que diz respeito ao posicionamento e abordagem temos o desenvolvimento das ações socioambientais. Caso a empresa tenha uma área específica de meio ambiente/sustentabilidade ou serviço social, a área de comunicação irá atuar em parceria com esses setores para o desenvolvimento dessas ações. Mas, isto é assunto para um próximo post.

Até lá.