page-header

Estratégias indispensáveis para o Marketing Digital em 2020

Quais são as estratégias indispensáveis para o marketing digital em 2020? Uma estratégia integrada de marketing digital é composta de vários elementos – SEO, mídias sociais, automação de marketing, PPC e muitos outros. Novas tecnologias, algoritmos do Google e Facebook em constante mudança mantêm as equipes de marketing digital em alerta. Manter-se atualizado faz parte do trabalho do profissional de marketing, para que as campanhas de nossos clientes continuem dando resultado.

Estamos iniciando uma nova década e a tecnologia continua a mudar em um ritmo acelerado, por isso selecionei 13 ações imprescindíveis para sua estratégia de marketing digital, a partir de 2020 em diante!

Pesquisa por voz

Mais de 25% dos adultos nos EUA possuem um alto-falante inteligente, como o Amazon Echo ou o Google Home. Além disso, 31% dos usuários de smartphones em todo o mundo usam a pesquisa ativada por voz, como a Siri, pelo menos uma vez por semana. Estima-se que, em 2020, 50% de todas as pesquisas sejam de voz. Isso faz da pesquisa por voz uma das maiores tendências de marketing on-line de 2020.

Este é o ano em que os profissionais de marketing digital não podem mais ignorar a pesquisa por voz. Há várias coisas que você pode fazer para otimizar seu site para pesquisa por voz, mas a mudança mais importante envolve o uso de palavras-chave de cauda longa como “como fazer brigadeiros veganos” em vez de uma palavra-chave mais curta como “brigadeiros veganos”.

Publicações compráveis

Já sabemos que a mídia social tem grande importância no marketing online. O que você pode não perceber é quantas pessoas compram nas redes sociais. 60% dos usuários do Instagram dizem descobrir novos produtos nessa rede e em uma pesquisa com mais de 4.000 usuários do Pinterest, 70% disseram que este canal os ajuda a encontrar novos produtos.

Essas plataformas observaram o fato de que as pessoas as estão usando para fazer compras e facilitaram a venda por comerciantes pelas mídias sociais. Nos últimos anos, Instagram, Pinterest e Facebook criaram lojas integradas e nativas dentro das próprias plataformas que facilita a marcação e a compra de produtos diretamente em suas postagens. 

Vejamos este exemplo da Boticário no Instagram:

Tecnologia imersiva como AR e VR

A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) explodiram em popularidade nos últimos anos e estão rapidamente se tornando uma das principais tendências de marketing. Embora a RV tenha sido a mais popular entre as duas por um longo tempo, prevê-se que a RA superará a RV em 2020 e em 2021, a RV não será capaz de recuperar o atraso.

A RA já está sendo usado por grandes empresas como a IKEA. Usando seu aplicativo e RA, os clientes podem ver como seria uma peça de mobiliário em seu espaço antes de comprar, como por exemplo essa estante colocada no ambiente através da Realidade Aumentada.

Conteúdo Interativo

91% dos compradores estão procurando mais conteúdo interativo online e, em 2020, o marketing de conteúdo mudará seu foco para dar às pessoas o que elas querem. Publicações compráveis, AR / VR, vídeo em 360 graus, questionários e pesquisas são apenas alguns exemplos de conteúdo interativo.

O conteúdo interativo será uma das principais tendências de marketing de 2020 por alguns motivos:

  • Esse tipo de conteúdo é novo e original, favorecendo o engajamento;
  • Reduz o índice de rejeição dos sites;
  • É extremamente compartilhável (quase todo mundo já viu alguém compartilhar resultados de um teste  como “Quem você foi na encarnação passada?”);
  • O aumento de compartilhamentos aumenta o reconhecimento da sua marca;
  • As pessoas adoram interagir!

Anúncios do Google com mais recursos

A automação não é novidade no mundo do marketing digital, mas, graças às recentes atualizações do Google Ads, esperamos que a automação e os lances inteligentes se tornem a norma para muitos gerentes de contas PPC.

O Google Ads conta com o aprendizado de máquina para otimizar seus lances para aproveitar ao máximo todas as conversões. As melhorias anunciadas no Google Marketing Live otimizam seus lances melhor do que nunca, com a capacidade de escolher ações de conversão no nível da campanha, a capacidade de otimizar seus lances em várias campanhas com um conjunto de ações de conversão desejadas e a capacidade de definir lances para muda automaticamente quando uma venda começa ou para. Essas melhorias ajudarão você a maximizar suas conversões.

Personalização

Estamos cansados ​​de ver anúncios genéricos que talvez não tenham nada a ver com eles, pagamos um valor extra aos serviços de streaming de música e vídeo para evitar anúncios. Publicidade tradicional e comerciais genéricos são cada vez mais ineficazes.

É aí que entra a publicidade personalizada.

90% de 1.000 pessoas pesquisadas disseram achar a personalização atraente e 80% disseram que têm mais probabilidade de fazer negócios com uma empresa que oferece experiências personalizadas. Os clientes estão começando a esperar personalização e existem várias maneiras de oferecer esse recurso.

As listas de e-mail segmentadas são uma das maneiras mais populares de personalizar seus esforços de marketing online. De fato, os e-mails personalizados têm um desempenho três vezes melhor que os e-mails genéricos enviados para toda a sua lista. A maioria das ferramentas de e-mail marketing, como MailChimp, Dinamize Mail e ferramentas de automação de marketing, como RD Station e LeadLovers, tornam a segmentação de lista simples e fácil.

Mensagens em apps de Redes Sociais

Aplicativos de mídia social como o Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp não são mais apenas para mensagens de amigos. Esses aplicativos estão se tornando formas populares para as empresas se comunicarem com seus clientes. De fato, o Facebook Messenger transmite mais de 10 bilhões de mensagens entre indivíduos e empresas todos os meses.

Os aplicativos de mensagens são populares para as empresas porque os clientes acham conveniente ter contato direto com as empresas. Além disso, permite um marketing extremamente personalizado, que já sabemos que as pessoas adoram.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as empresas estão usando aplicativos de mensagens:

  • Estabelecendo contatos e construindo relacionamentos
  • Educar os clientes sobre seus negócios / produtos
  • Vender mais
  • Convidando pessoas para eventos
  • Recuperando clientes em potencial
  • Fornecendo suporte ao cliente

Pense em como sua empresa pode usar aplicativos de mensagens sociais em 2020!

Tendências contínuas de marketing digital

Assim como os óculos de sol aviador e o vestidinho preto, algumas coisas simplesmente não saem de moda. Aqui estão seis tendências de marketing on-line que foram grandes nos últimos anos e continuarão a ser grandes no mundo do marketing digital em 2020.

Chatbots

Nos últimos anos, temos nos comunicado cada vez mais com bots. Graças à inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, os chatbots estão se tornando mais sofisticados e capazes de lidar com solicitações mais complexas. Sendo assim, em 2020, essa tecnologia continuará sendo aperfeiçoada e incorporada aos sites das empresas. O atendimento ao cliente via web está se tornando mais rápido e eficiente a cada dia, graças a essas novas tecnologias. Portanto, não os negligencie em sua presença na web.

Confira a seguir um exemplo de chatbot da RD Station:

Vídeo

O vídeo foi essencial para o marketing digital em 2019 e continuará sendo em 2020. Publique vídeos em suas redes sociais e site. Além disso, os vídeos ao vivo no Facebook e Instagram Live são assistidos três vezes mais do que os vídeos que não são ao vivo.

Posição #0 no resultado do Google

A posição #1 não é mais o primeiro lugar nos resultados de pesquisa. A posição zero ou a posição “# 0”, o snippet de texto em destaque que aparece antes dos resultados da pesquisa, agora é o primeiro lugar e é altamente cobiçado.

Digital Influencer

O marketing de influenciadores já existe há vários anos e não vai desaparecer tão cedo. Os influenciadores costumavam ser grandes celebridades ou “celebridades da Internet” com dezenas de milhares de seguidores, mas agora as empresas estão se voltando para pessoas com uma mídia social menor, mas com seguidores mais qualificados e com aderência ao nicho de mercado. A alavancagem de pessoas influentes nas mídias sociais permite que você alcance seu público com uma voz em que confiam.

Você pode encontrar influenciadores procurando pessoas que atingem seu público-alvo e, em seguida, patrocinando-as como um defensor da marca. As marcas que utilizam influenciadores para espalhar sua mensagem veem um ROI 11X mais alto do que em outros métodos de marketing digital.

Marketing de Conteúdo

O conteúdo ainda é rei em 2020? É melhor você acreditar!

O conteúdo não apenas demonstra conhecimento e experiência para clientes em potencial que leem seus artigos ou páginas, mas também o que os mecanismos de pesquisa colocam em seus resultados de busca. Em suma, o conteúdo alimenta o fogo que é a otimização do seu mecanismo de pesquisa. Portanto, é melhor nunca parar de criar conteúdo. Em 2020, concentre-se na criação de conteúdo e vídeos interativos.

Velocidade do site

A velocidade da página é importante há vários anos e continuará sendo vital para o sucesso do seu site em 2020. 25% dos usuários abandonarão uma página se ela não carregar em quatro segundos e provavelmente não voltará. Sendo assim, concentre-se em melhorar a velocidade da página em 2020 e observe o desempenho do seu site!

× Fale comigo pelo WhatsApp